Video mostra a realidade dos carros encalhados no Brasil
O brasileiro está desembolsando menos dinheiro para a maioria dos produtos e serviços, é o que apontam os cálculos da vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM, Cristina Helena Pinto de Mello, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE.
Dos 54 serviços e produtos analisados, o consumo aumentou em apenas 14 (26%). O gasto que mais registrou queda foi o de recreação e esportes (-60%), seguido por consulta e tratamento dentário, com retração de 52%, e serviços bancários (-49%).
Na ponta do crescimento, os destaques são para tratamento médico, com aumento de 71%, celular (+45%) e álcool para abastecer o carro (37%).
Para chegar aos resultados, Cristina Helena comparou os dados da POF 2002-2003 e 2008-2009, descontando a inflação dos anos de 2003 e 2009.
Em 2015, os gastos devem aumentar, considerando o aumento da inflação. Segundo Cristina Helena, há duas maneiras de enfrentar a nova situação: diminuição das compras, em especial dos produtos e serviços mais caros, e a substituição de produtos, sempre que possível. “Ter consciência das escolhas evita os impulsos e a insatisfação”, diz a especialista.
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